Umuarama sediou Encontro Regional de Gestores da Assistência Social 24/10/2018 - 15:20

Com a participação de 329 representantes do setor de Assistência Social, de 96 municípios do Paraná, Umuarama sediou na última semana o 3º Encontro Descentralizado do Cogemas – Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Paraná. O evento foi aberto pelo presidente do Cogemas-PR, José Roberto Zanchi, ao lado do prefeito Celso Pozzobom e da secretária de Assistência Social de Umuarama, Izamara Amado de Moura, no teatro do Centro Cultural Vera Schubert.

O encontro – no último dia 18 – contou com palestras sobre “Acompanhamento familiar”, com Denise Zugman, da unidade técnica do Programa Família Paranaense da Secretaria de Estado da Família e do Desenvolvimento Social (Seds), e implementação das ações do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), do Ministério do Desenvolvimento Social, que é oferecido à população nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

“O objetivo do Paif é apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”, lembrou a coordenadora da Gestão do Suas (Sistema Único da Assistência Social) da Seds, Renata Marizinzek dos Santos. Os participantes conheceram ainda uma experiência prática de trabalho social desenvolvida com famílias do Paif no Cras Caximba, de Curitiba/Fundação de Ação Social, com a coordenadora Rosilda Aparecida Fernandes de Araújo.

Acompanharam a abertura do evento, ainda, a presidente da Câmara, vereadora Maria Ornelas, a coordenadora estadual do Cogemas-PR, Márcia Mazaroto, e o coordenador regional da Seds em Umuarama, Pedro Lucas Pinheiro. “Nessa mesa estão parceiros do trabalho social desenvolvido em Umuarama e demais cidades. A assistência social enfrenta desafios diários em nível nacional, mas com a união e o empenho de todos – especialmente do prefeito Celso Pozzobom – conseguimos dar continuidade às ações”, disse a secretária Izamara, agradecendo o trabalho de sua equipe de técnicos, que garante o sucesso nas ações implementadas.

O prefeito destacou a importância do setor, que vai além da simples obrigação de atender. “Temos avançado nesta área, graças ao trabalho da equipe e aos investimentos no fortalecimento das ações – inclusive com uma nova sede administrativa, nas antigas instalações do Fórum. Reconhecemos o trabalho dos técnicos e voluntários, que através de parcerias nos ajudam a atender às demandas do município”, disse.

Pozzobom afirmou esperar que a transição política no governo não interrompa as políticas públicas do setor, que conseguem bons resultados. “Vamos nos unir e superar este momento de apreensão, mantendo os investimentos além do repasse das subvenções obrigatórias, assegurando assistência também na educação, saúde e outras áreas. Nossas equipes técnicas sabem trabalhar com pessoas e têm a sensibilidade para compreender os problemas e ajudar a quem precisa”, pontuou.

O presidente do Cogemas, José Roberto Zanchi, agradeceu ao prefeito e à secretária Izamara pela parceria no encontro e por reconhecerem a importância das políticas de assistência, que em Umuarama são integradas a outras áreas. “Isso é uma garantia de direitos que vai muito além do assistencialismo e hoje, aqui com mais de 300 inscritos, comprovamos a importância do setor junto aos governos municipais, mostrando organização, união e acima de tudo dedicação aos necessitados”, completou.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias